5 cidades do Vale são destaque em Guia de Pesca Paulista
Lançado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o Guia de Pesca mapeou cerca de 64 municípios em todo o estado, trazendo 5 cidades do Vale do Paraíba como destinos de pesca prontos para bem receber turistas.
- Por Rogério
- Publicado em
- 0 comentário
- 6 min. de leitura
Entre vales e montanhas, diversos rios e represas importantes abastecem as cidades do Vale do Paraíba.
Recentemente lançado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o Guia de Pesca mapeou, em todo o estado, 64 municípios que estão prontos para bem receber seus turistas e pescadores esportivos e amadores à beira de volumosos e atraentes rios.
Há também opções de pesca em água salgada, que atraem milhares de pescadores todos os anos ao Litoral Paulista. Nessa modalidade, é possível pescar na praia, mesmo das pedras, ou em cima de alguma estrutura, percorrer uma trilha para chegar numa praia ideal ou embarcar numa lancha para conhecer e apreciar lugares belíssimos rodeado de peixes.
E nessa abundância de água que movimenta notoriamente a pesca, levando turistas do país inteiro à região atrás dos peixes típicos como o Tucunaré, Pintado, Jaú entre outros, que 6 cidades do Vale do Paraíba conquistaram seus espaços como destinos de pesca no Estado de São Paulo.
Faça o download gratuito do Guia de Pesca do Estado de São Paulo:
Clique aqui para baixar
Bertioga
Pesca no Canal de Bertioga. Crédito: https://pleffergf.blogspot.com/2017/10/domingo-de-pevas-no-pincho-em-bertioga.html
Em Bertioga, há diversas categorias de pesca, como o pesca esportiva com pessoas famosas com o Schimidt, pesca de alto mar e plataforma, com pesca de peixes "monstro" que possui uma estrutura e equipamento muito mais avançado, pesca pelo Canal de Bertioga, ocorrendo em embarcações menores como chatas e barcos de alumínio alugados, e a pesca de "fretado", que seria a locação de embarcação de pesca por familiares, de 3 a 15 pessoas, para passar 24 a 48 horas em pesca pela encosta de Bertioga, sendo esta a de maior volume. Saem geralmente de madrugada retornando no meio da noite.
Bertioga fica a cerca de 112km da capital paulista e as principais espécies de peixes pescadas na região são: Robalo, Espada, Tainha, Peixe-porco, Prejereba, Pescada branca, entre outros.
Canas
Crédito: Paulo Pontes / Por do Sol no Pesqueiro Cantagalo - Canas/SP
Canas é uma cidade localizada na Região Turística da Fé, a cerca de 196 km da capital São Paulo. É a região turística que mais recebe turistas no país, além do turismo religioso, do cultural e histórico com seus especiais eventos e do ecoturismo, principalmente, as pedaladas e as cavalgadas, os pesqueiros são diferenciais para as pessoas de todas as idades e atraem os habitantes da região para dias memoráveis.
Entre as principais espécies de peixes pescadas em Canas estão: Surubim-do-Paraíba, Piau-Palhaço, Piava-Bicuda, Piabanha e Pirapitingado-Sul.
Entre para o nosso grupo no Whatsapp
No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:
- Recomendações de hotéis e restaurantes.
- Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
- Dicas de diversos passeios para fazer na região.
- Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.
Jacareí
Pesqueiro Recanto Sol Nascente - Jacareí - Crédito: Divulgação
Jacareí está localizada a cerca de 82 km da capital e é banhada, além da Bacia do Rio Paraíba do Sul, pela Represa do Jaguari, o que atrai visitantes da região e da capital do estado para o município para a prática da pesca esportiva.
Além disso, o Lago conhecido como “Lagoa Azul”, no Distrito do Parque Meia Lua, é tradicionalmente procurado pelos amantes da pesca.
A cidade possui cerca de 20 pesqueiros, com excelente estrutura para receber os turistas, que vem principalmente aos finais de semana e feriados. Em Jacareí, você vai encontrar espécies de peixes como: Pacu CD, Tilápias, Carás, Lambaris, Inhacundás, Cadelas magras e Traíra.
Natividade da Serra
Represa de Paraibuna em Natividade da Serra - Crédito: Divulgação
Natividade da Serra está a 190km da capital paulista e é cercada pela represa de Paraibuna, onde, semanalmente, recebe pescadores para pesca de tucunaré, lambari etc. Geralmente, os turistas utilizam o próprio equipamento e meio de locomoção, como barco ou lancha.
Além disso, o turista pode visitar diversos atrativos como: cachoeiras, rios de águas límpidas, quedas d'água, trilhas e vilarejos que
preservam as tradições e cultura da região com festas folclóricas, religiosas e comidas típicas.
Em Natividade da Serra você vai encontrar várias espécies de peixes, como: Tucunaré, lambari, Tilápia, Catfish, Tambacu, Matrinxã, Pacu, Bagre, Tambaqui, Piauçu e Carpa.
Paraibuna
Pier Marina Tamoios - Paraibuna | Crédito: Marina Tamoios
Assim como Natividade da Serra, Paraibuna é cercada pela represa que leva o mesmo nome. A pescaria costumeiramente começa com uma boa noite de descanso, com a pacata cidade acolhendo os pescadores para que, no dia seguinte, eles estejam cheios de energia para brigar com tucunarés amarelos, tucunarés azuis, tilápias, piabanhas e traíras que povoam as águas brilhantes da represa.
Paraibuna está localizada a cerca de 121 km de São Paulo, o que dá algo em torno de 1h40 de viagem. As principais espécies de peixes que você vai encontrar, são: Tucunaré amarelo, Tucunaré azul,Tilápia, Piabanha e Traíra.
Faça o download gratuito do Guia de Pesca do Estado de São Paulo:
Clique aqui para baixar
Para quem não tem possibilidade de se deslocar muito para pescar numa represa ou rio, os pesqueiros da região também não deixam a desejar em qualidade e diversidade de espécies, oferecendo boa infraestrutura com lazer, culinária regional e conforto.
Gostou? Compartilhe!
Tags: destino de pesca sp turismo de pesca sao paulo turismo da pesca em são paulo pesqueiros em são paulo melhores pesqueiros de sp onde praticar pesca esportiva onde pescar em canas onde pescar em bertioga onde pescar em natividade da serra onde pescar em paraibuna onde pescar em jacareí
Sobre o autor
Rogério
@rogeriogolob
Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.
Comentários
Seja o primeiro a comentar...
Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.