Carregando...

São José do Barreiro: descubra o paraíso do trekking no Brasil

São José do Barreiro, no Vale Histórico Paulista, é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Bocaina e um destino repleto de histórias e experiências incríveis. Venha descobrir os segredos e encantos desse paraíso do trekking no Brasil.


Imagem de capa: São José do Barreiro: descubra o paraíso do trekking no Brasil
Crédito: Divulgação

Onde se hospedar em São José do Barreiro?

Veja a disponibilidade e encontre os melhores preços.

 

Na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, São José do Barreiro é um destino que oferece inúmeras opções de passeios e experiências para todos os perfis de viajantes. Sobretudo, o pequeno município do Vale Histórico Paulista é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, considerado um verdadeiro paraíso para os amantes de esportes de aventura em meio à natureza.

Em São José do Barreiro, o visitante encontra roteiros históricos, mais tranquilos, passando por antigas fazendas da era do café, que te conectam ao passado com experiências sensoriais e culturais incríveis, até passeios mais radicais em veículos 4x4, que te levam a lugares especiais percorrendo trilhas e estradas sinuosas que cortam a Serra.

trilha-na-montanhaCampos da bocaina
Crédito: BocainaXP

Em geral, muitos roteiros são programados para se fazer em 1 dia, por isso recomendamos que o viajante entre em contato com as agências receptivas especializadas para garantir um passeio mais seguro e, claro, ter uma vivência muito mais rica e memorável durante a viagem.

As principais agências de turismo receptivo de São José do Barreiro oferecem diversos roteiros e atividades para todos os perfis de viajantes. Veja nossa recomendação lá no final do artigo.

Cenários de tirar o fôlego

Para chegar à entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina pela "parte alta", que é onde estão várias cachoeiras, picos e mirantes, leva-se cerca de 50 minutos de carro a partir do centro de São José do Barreiro, seguindo pela rodovia SP-221. Por estar numa área de preservação ambiental, a maior parte da rodovia é de terra, com alguns trechos mais críticos em asfalto *.

* Já que é uma área de preservação ambiental, o ideal é que os trechos de asfalto fossem de bloquetes articulados, pois permitem a infiltração da água e reduzem a emissão de calor.

Para quem busca uma caminhada de contemplação, mais leve e de cerca de alguns minutos, o ideal é fazer a trilha até a Cachoeira Santo Isidro, já dentro do parque nacional. No caminho, o visitante se depara com uma rica fauna e flora, além de corredeiras para fazer pausas e refrescar. A chegada é recompensadora: uma grande piscina natural, contornada por paredões verdes e, ao centro, uma linda queda dágua de 80 metros de altura.

cachoeira-santo-isidro Cachoeira Santo Isidro: Uma das inúmeras cachoeiras de São José do Barreiro (SP)
Crédito: BocainaXP

Já para os mais aventureiros, o Caminho de Mambucaba, a mais famosa das Trilhas do Ouro, que liga São José do Barreiro a Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro, é a opção perfeita para quem busca aventura e uma imersão completa na natureza.

São cerca de 50Km divididos em três dias de dura caminhada, contemplando visuais belíssimos e exclusivos apenas pra quem tem a disposição de encarar essa trilha. No caminho, o trilheiro encontra belíssimas quedas d’águas, sendo a principal a Cachoeira dos Veados, que tem duas grandes quedas que somadas ultrapassam 200 metros de altura, além de fazendas, vales e o famoso rio Mambucaba.

Grupo Descubra o Vale do Paraíba

Entre para o nosso grupo no Whatsapp

No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:

  • Recomendações de hotéis e restaurantes.
  • Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
  • Dicas de diversos passeios para fazer na região.
  • Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.

Entrar no grupo

cachoeira-do-veado Cachoeira do Veado: atração exclusiva da Trilha do Ouro.
Crédito: MWtrekking

A Trilha do Ouro ou Caminho de Mambucaba é um caminho de pedra em meio à floresta feito pelos escravos que, em meados do século. XVIII, desviavam das rotas oficiais, fugindo das barreiras alfandegárias e se arriscavam pela mata para evitar a entrega de parte de seu ouro como pagamento de impostos à Coroa Portuguesa.

Além das trilhas citadas, dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina ainda existe a Cachoeira das Posses, uma trilha de 8km a partir da portaria, que pode ser percorrida em 3 horas e meia de caminhada por uma estrada de terra.

Também existe o mirante da Pedra da Macela, o mais belo mirante do parque, mas o acesso é feito por Cunha/SP. Veja aqui.

Culinária tradicional: onde comer

Todo viajante que passa por São José do Barreiro não pode deixar de apreciar a culinária caipira e tropeira tradicional, típica da região. Para isso, vale uma visita ao Rancho, um dos restaurantes mais famosos e tradicionais da cidade, localizado na praça central de frente para a Igreja Matriz.

rancho-prato-linguica-artesanal-com-mandioca Linguiça artesanal com mandioca cozida na manteiga de garrafa.
Crédito: @ranchosjbarreiro

No Rancho, o ambiente é bem rústico e peculiar, decorado com várias peças antigas, quadros, posters, ferramentas antigas da roça, peças de carros-de-boi, mas o gostoso mesmo é sentar numa mesinha na rua, sob a sombra de uma frondosa árvore em frente ao restaurante, saborear uma boa comida e observar a pacata vida de uma cidadezinha do interior e sua tradicional praça central com coreto e a Igreja Matriz.

Uma ótima opção para um café da manhã ou lanche da tarde fica por conta da Mavic Biscoitos & Cafeteria, também localizada na praça central. Além dos deliciosos biscoitos amanteigados fabricados no local, o visitante pode saborear um delicioso café passado no coador de pano, bolos, pães e doces caseiros, tudo preparado ali mesmo.

cafe-coado-mavicCafé passado no coador de pano
Crédito: @mavic_biscoitos_cafeteria

Aquele descanso merecido

São José do Barreiro possui boas opções de hospedagens capazes de atender a uma variedade de perfis de viajantes. Aqui, você encontra hospedagens em fazendas históricas, chalés isolados no meio da floresta, pousadas românticas para casais, campings e hostels.

A Pousada Encanto da Bocaina é uma pousada pet-friendly exclusiva para casais que buscam uma viagem romântica, conforto e privacidade.

pousada-encanto-da-bocaina-chale-tucanosPousada Encanto da Bocaina - Chalé Tucanos
Crédito: @encantodabocaina

Uma outra opção de hospedagem pet-friendly é a Pousada Dona Esmeralda, que dispõe de piscinas naturais ao ar livre, restaurante, salão de jogos e parquinho infantil.

pousada-dona-esmeraldaPousada Dona Esmeralda - Suítes
Crédito: @pousadadonaesmeralda

As acomodações da Pousada Dona Esmeralda estão divididas em suítes, que acomodam até 4 pessoas, casas mobiliadas, para até 10 pessoas, e área para camping com toda infraestrutura necessária e locação de barracas.

Reserve já!


Agências de turismo receptivo em São José do Barreiro

  • Bocaina Experience - Turismo & Cultura
    Receptivo local especializado em turismo pedagógico e educação ambiental.
    Instagram: @bocainaxp
    Whatsapp: +55 (12) 98235-5005
  • MW Trekking Viagens e Turismo
    Agência de turismo ecológico recomendada pelo LONELY PLANET, maior editora de guias de viagem do mundo.
    Instagram: @mwtrekking_oficial
    Whatsapp: +55 (12) 99728-1174

Gostou? Compartilhe!


Tags: sao jose do barreiro são josé do barreiro sp vale histórico paulista sao jose do barreiro vale historico o que fazer em sao jose do barreiro parque nacional da serra da bocaina sao jose do barreiro serra da bocaina cachoeira santo isidro trilha do ouro serra da bocaina caminho de mambucaba

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

Foto do perfil Olá, visitante.Quer expressar sua opinião ou deixar alguma pergunta?

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.


Aproveite e leia também


Cidade mais rica do Brasil na era do café encanta com seus casarões coloniais e paisagens inspiradoras

Cidade mais rica do Brasil na era do café encanta com seus casarões coloniais e paisagens inspiradoras

Como Iniciar no Montanhismo: Dicas essenciais e equipamentos para a sua primeira trilha na montanha

Como Iniciar no Montanhismo: Dicas essenciais e equipamentos para a sua primeira trilha na montanha

O que fazer em Lagoinha (SP): descubra esse destino encantador no interior de São Paulo

O que fazer em Lagoinha (SP): descubra esse destino encantador no interior de São Paulo

8 passeios obrigatórios para fazer em Cunha

8 passeios obrigatórios para fazer em Cunha

Conheça as 7 trilhas mais belas e preservadas no Vale do Paraíba

Conheça as 7 trilhas mais belas e preservadas no Vale do Paraíba

Top 5 melhores praias de Ubatuba pra curtir em um fim de semana

Top 5 melhores praias de Ubatuba pra curtir em um fim de semana