Piquete/SP: Descubra esse destino rico em história e natureza exuberante
Piquete é uma cidade privilegiada pela natureza e um verdadeiro paraíso para quem busca um recanto agradável para descansar, fazer saudáveis caminhadas pela Mata Atlântica, praticar esportes de aventura ou saborear uma deliciosa culinária tradicional tropeira.
- Por Rogério
- Publicado em
- 0 comentário
- 8 min. de leitura
Onde se hospedar em Piquete?
Veja a disponibilidade e encontre os melhores preços.
Piquete fica num vale, bem ao pé da Serra da Mantiqueira, e viveu sua glória com a instalação da Fábrica de Pólvora sem Fumaça, a partir de 1902, pelo Exército Brasileiro, tanto que muitas dessas construções estão em pé, conservadas pelo exército como atração turística e arquivo histórico cultural.
Veja a galeria de fotos da cidade
Localização
Situada a 635m de altitude, entre as Serras da Mantiqueira e do Mar, a pequena cidade tem cerca de 14 mil habitantes e está localizada junto à rodovia Lorena-SP/Itajubá-MG (BR-459), a 200 Km quilômetros da capital Paulista, e a 240Km do Rio de Janeiro/RJ.
Ecoturismo e turismo de aventura em Piquete
Piquete é uma cidade privilegiada pela natureza e um verdadeiro paraíso para aqueles que buscam um destino com um clima puro e ameno de montanha, agradável para descanso, fazer caminhadas pela Mata Atlântica, tomar banho em cachoeiras de águas cristalinas, visitar fazendas históricas da época dos Barões do Café ou saborear uma deliciosa culinária tradicional tropeira.
Mas Piquete não é só calmaria e clima fresco. Para aqueles que gostam de sentir a adrenalina correndo pelas veias, o destino da Mantiqueira é um centro dos esportes de eventura. Entre as principais atividades praticadas, estão: saltos de asa delta e paraglider na rampa de vôo livre, montanhismo, rapel em cachoeiras e trilhas de mountain bike e motocross.
Anualmente, durante a temporada de montanhismo, a cidade atrai a atenção de milhares de aventureiros que buscam o cume do Pico dos Marins e realizam uma das travessias mais belas da Serra da Mantiqueira: a Travessia Marins-Itaguaré.
A cidade possui, ainda, inúmeras cachoeiras, sendo as mais famosas: a Cachoeira do Zecão, Cachoeiras do Mané Bastos, Cachoeira do Jaracatiá e a Cachoeira das Andorinhas. Esta última, fica dentro da Fazenda Mundo Novo 1 e é necessário pagar ingresso para visitar.
Piquete/SP e sua fé que move montanhas
Atualmente, o turismo religioso vem ganhando destaque na cidade a partir da fundação da Rota São Miguel, o que contribuiu para que o município fosse incorporado ao Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba. Sobretudo, Piquete é passagem de romeiros do Sul de Minas com destino a Aparecida do Norte. Os romeiros têm na cidade a sua última noite antes da caminhada final até o Santuário Nacional de Aparecida.
Ao visitar Piquete, não deixe de conhecer a Igreja São Miguel e Almas, antiga matriz da cidade, construída em 1891 em homenagem ao santo e permanece com sua arquitetura original e decoração com quadros da Via Sacra. O termo "Almas" é devido ao fato dela estar junto ao cemitério da cidade.
Outro local que vale muito a pena visitar é a Gruta de São Miguel Arcanjo, localizada no bairro da Tabuleta, seguindo pela Estrada Paulo Noia. É um local de peregrinação e fé, muito utilizado como ponto de passagem e parada dos romeiros que descem a Serra. No local, há água de nascente para matar a sede, e você pode apreciar a bela vista que se tem da mata atlântica e da cidade de Piquete.
E, por fim, outro local que merece uma parada é a atual igreja matriz da cidade, a Matriz de São Miguel Arcanjo, construída na década de 1960, com uma arquitetura contemporânea em formato tetraédrico. Se possível, agende um tour pela igreja com a Rota São Miguel, a história e a concepção da construção da igreja é incrível.
História e Cultura
Por que o nome Piquete?
Por volta de 1740, o Capitão Lázaro Fernandes, morador na freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Guaypacaré, atual Lorena, abriu uma picada pelas suas terras até as minas de Itajubá.
Com a grande movimentação das minas, aumentava a abertura de caminhos clandestinos para burlar o fisco, provocando grandes prejuízos à Coroa.
Com a intenção de coibir o contrabando, uma comitiva de autoridades mineiras dirigiu-se para o caminho aberto por Lázaro Fernandes e ali instalou, em 1764, um registro local de parada obrigatória para todos que por ali transitassem.
O Registro contava com um posto oficial, um rancho onde se pesavam as mercadorias e um piquete para prender os animais e garantir a segurança do posto. O posto era conhecido como “o lugar do piquete”.
Fonte: www.chaocaipira.org.br
Fora os atrativos naturais, Piquete ainda tem bons lugares repletos de histórias e tradições, perfeitos para programar aquele "City tour" e conhecer melhor a cultura da cidade.
O Museu Cantinho Histórico dos Marins, fundado pelo Sr. Lucas, com um acervo de mais de 500 peças em exposição. O local tem desde uma simples peneira até moinho de pedra em pleno funcionamento.
O Memorial Rodrigues Alves, onde funcionava a Usina Hidrelétrica da Fábrica Presidente Vargas e onde, atualmente, o visitante pode conferir todos os detalhes através dos equipamentos e documentos antigos.
A Casa 1, assim denominada, pois foi a primeira construção da fábrica. Fica bem na entrada, sendo aberta à visitação.
A Estação Rodrigues Alves, construída também no começo do século passado para atender a população e cargas. O prédio permanece em sua originalidade.
A Estação Estrela do Norte, construída em 1906 para atender a Fábrica Presidente Vargas e, atualmente, tem uma locomotiva e um vagão de trem onde funciona um restaurante.
Entre para o nosso grupo no Whatsapp
No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:
- Recomendações de hotéis e restaurantes.
- Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
- Dicas de diversos passeios para fazer na região.
- Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.
Pórtico, construído em 1955 para funcionar como portaria da Fábrica Getúlio Vargas e entrada da Vila Militar. Atualmente está a primeira casa da fábrica aberta, com fácil visibilidade da rua.
A Fazenda Santa Lídia, construída no período áureo do café, em 1832, com arquitetura colonial e oferece ao visitante um rico acervo cultural e histórico com diversos objetos e documentos. Sua sede também funciona como uma pousada, com capacidade para abrigar 40 pessoas, com algumas suítes e quartos simples, duplos e triplos.
Piquete também é reconhecida internacionalmente como a terra do Jongo, uma dança comunitária de origem africana, caracterizada pelo centro da roda, na qual um solista improvisa canções baseadas em situações do cotidiano ou canta acompanhado em coro pelos participantes. O ritmo é marcado por uma combinação de batuque, canto e dança. A tradição é mantida na Vila Eleotério.
Apesar de tudo, a infraestrutura turística da cidade ainda está em desenvolvimento com algumas pousadas e restaurantes que atendem à demanda atual (2021).
Em janeiro de 2021, foi criado pelo governo do Estado de São Paulo, o Monumento Natural da Mantiqueira Paulista, que promete trazer mais investimentos e desenvolver o turismo na cidade.
Galeria de Fotos de Piquete
Estação Rodrigues Alves
Vista Serra da Mantiqueira com Pico dos Marins ao fundo
Vista a partir do Cume do Pico dos Marins
Cachoeira das Andorinhas
Antiga matriz da cidade, Igreja de São Miguel e Almas
Gruta de São Miguel Arcanjo
Museu Cantinho Histórico dos Marins
Atual matriz da cidade, Matriz de São Miguel Arcanjo
Memorial Rodrigues Alves
Casa 1
Estação Rodrigues Alves, nos dias atuais
Estação Estrela do Norte
Pórtico da antiga Fábrica Presidente Vargas
Fazenda Santa Lídia
Jongo de Piquete
Vem, visite Piquete!
Fontes:
http://www.chaocaipira.org.br/cidades/piquete
https://www.piquete.sp.gov.br/portal/servicos/1001/historia-de-piquete/
Gostou? Compartilhe!
Tags: o que fazer em piquete piquete sp cachoeiras em piquete imbel piquete
Sobre o autor
Rogério
@rogeriogolob
Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.
Comentários
Seja o primeiro a comentar...
Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.