Carregando...

Grupo resgatado no Pico dos Marins era conduzido por Pablo Marçal

Grupo com 32 turistas foi resgatado pelo corpo de bombeiros no Pico dos Marins no dia 5 de janeiro. O passeio, organizado por Pablo Marçal, quase virou uma tragédia após o grupo ser atingido por uma forte tempestade.


Imagem de capa: Grupo resgatado no Pico dos Marins era conduzido por Pablo Marçal
Crédito: Divulgação

Onde se hospedar em Piquete?

Veja a disponibilidade e encontre os melhores preços.

 

Um grupo de 32 pessoas foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no Pico dos Marins, em Piquete/SP, no dia 05 de janeiro.

De acordo com os bombeiros, os turistas foram atingidos por uma tempestade, muito comum nessa época de verão. A força do vendaval destruiu barracas e deixou algumas pessoas expostas à umidade e ao frio, fazendo com que elas acionassem o corpo dos bombeiros por volta das 3h30 da madrugada pedindo socorro.

Grupo retornando do resgate no Pico dos Marins - jan/22Grupo já retornou a salvo para a base mesmo debaixo de muita chuva. Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros.

Leia também: Acampar no Pico dos Marins: quando ir e o que levar?

O Resgate

Acionados durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo adentrou a trilha do Pico dos Marins por volta das 3h30 da madrugada. Chovia e ventava muito. Os profissionais resgatistas alcançaram o grupo que acampava no cume da montanha e constatou que o vento forte avariou e destruiu diversas barracas do grupo e seus ocupantes sofriam com frio e corriam risco de morrer de hipotermia.

Auxiliando os turistas, os bombeiros conduziram o retorno das 32 pessoas. Ainda, de acordo com a corporação, a visibilidade era de apenas 5 metros e se não fosse pelo auxilio dos profissionais, o grupo teria grandes chances de não encontrar o caminho de volta.

Quem levou o grupo até lá?

O grupo resgatado era formado por seguidores de Pablo Marçal, um influencer motivacional nas mídias sociais.

No site do influencer ele se descreve como escritor de best-sellers e criador métodos que prometem “destravar” pessoas rumo a uma vida de sucesso profissional e prosperidade. Ele também diz ser um dos “maiores nomes do marketing e branding digital do Brasil“.

A ascensão ao Pico dos Marins, de acordo com as postagens de Marçal, faz parte de um treinamento intitulado “Pior ano da sua Vida”, que envolve inúmeras provações ao longo do ano de 2022 que promete, nas palavras do autor “destravar a minha próxima década”. Pablo Marçal promoveu o evento fazendo uma analogia entre subir uma montanha e subir na vida tendo sucesso pessoal e profissional.

Resgatados no Pico dos Marins 2022
Resgatados no Pico dos Marins 2022
Resgatados no Pico dos Marins 2022

O grupo era composto de 67 integrantes e toda ascensão foi filmada e postada nas redes sociais de Marçal.

Nos vídeos, é possível observar que o grupo parte para a trilha já debaixo de uma forte chuva. Enquanto Marçal usa palavras motivacionais para incentivar a ascensão em péssimas condições metereológicas, é possível ver as árvores balançarem com a força dos ventos.

Grupo Descubra o Vale do Paraíba

Entre para o nosso grupo no Whatsapp

No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:

  • Recomendações de hotéis e restaurantes.
  • Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
  • Dicas de diversos passeios para fazer na região.
  • Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.

Entrar no grupo

Em um dos vídeos publicados por Marçal, um dos integrantes decidiu desistir, afirmando que sua mochila, inadequada para aquela atividade, estava muito pesada. Neste momento, Marçal convence seu seguidor, que mesmo diante da eminente dificuldade, que a “mente dele estava mais pesada que a mochila” e assim continuam a despeito das dificuldades.

Logo no início da trilha surgiram as primeiras desistências.

De acordo com uma fonte que não quer ser identificada, Marçal contratou guias para auxiliar na condução do grande grupo, porém os mesmos ao darem conta das péssimas condições metereológicas decidiram desistir e convenceram parte do grupo a fazer o mesmo. No entanto, quando Marçal encontrou o grupo que começou a descer, ele convenceu os desistentes a prosseguirem rumo ao cume da montanha.

O grupo então se reuniu no Morro do Careca, ponto localizado a 30 minutos do início da trilha e realizou preces para pedir aos Deuses pela melhora nas condições do tempo.

Nas imagens, observa-se pessoas usando roupas inadequadas e muitos sacos plásticos sobre as roupas e mochilas. Após a reunião com as orações, o grupo seguiu rumo ao topo aonde montaram o acampamento e terminaram por serem resgatados horas mais tarde.

De acordo com a fonte consultada, iniclamente não houve um consenso entre os integrantes para pedir o resgate profissional. Antes do acionamento dos bombeiros o grupo pediu ajuda a 3 pessoas que se deslocaram até o Pico dos Marins de maneira voluntária. Entretanto, diante da gravidade da situação e o desespero, um dos participantes solicitou ajuda profissional que enfim resgatou os turistas.

Graças a atuação dos Bombeiros, que arriscaram suas vidas para escalar uma montanha alta em condições tão adversas, não houve uma tragédia.

O Verão não é a melhor época para subir montanhas

Subir montanhas na Serra da Mantiqueira durante o verão é totalmente desaconselhável.

Veja a melhor época para escalar o Pico dos Marins e quais equipamentos levar aqui.

Nesta época do ano o tempo é instável, sendo muito comum tempestades violentas, como a que acometeu o grupo no Pico dos Marins. O vento forte destrói barracas e uma pessoa exposta à chuva e aos ventos pode morrer de hipotermia.

No verão também é comum tempestades elétricas que ocorrem principalmente nos cumes das montanhas mais altas, onde barracas e pessoas se tornam para-raios.

Nos meses de verão as pessoas precisam evitar frequentar montanhas maiores, onde o tempo entre ida e volta até um cume force um pernoite ou se prolongue por mais de 6 horas.

É recomendável que as pessoas escolham montanhas menores, mais fáceis e de incursões mais rápidas, de forma que elas saiam cedo e retornem antes do horário das chuvas e sempre levem consigo roupas adequadas e que vejam antes a previsão do tempo.

O Pico dos Marins é um dos cumes mais famosos do Brasil. Sobretudo, entre os meses de novembro até março, é totalmente desaconselhável a escalada por conta das altas temperaturas e suas consequentes tempestades de verão, com risco de descargas elétricas e ventos fortes, como a que atingiu esse grupo de turistas.

Gostou? Compartilhe!


Tags: grupo resgatado pico dos marins resgate pico dos marins pablo marcal pico dos marins resgate turistas pico dos marins tragedia no pico dos marins desaparecidos no pico dos marins pablo marcal pico dos marins

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

Foto do perfil Olá, visitante.Quer expressar sua opinião ou deixar alguma pergunta?

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.