Trilha da cachoeira do Pito é perfeita para quem busca conexão com a natureza
A trilha do poço do Pito é uma das principais atrações do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, e devido a sua beleza natural vem atraindo, cada vez mais, visitantes em busca de conexão com a natureza.
- Por Rogério
- Publicado em
- 1 comentário
- 6 min. de leitura
Onde se hospedar em São Luiz do Paraitinga?
Veja a disponibilidade e encontre os melhores preços.
Se você é um apaixonado por ecoturismo e vive procurando por trilhas em meio à natureza, a trilha da Cachoeira do Poço do Pito é uma das boas opções do que você pode fazer em São Luiz do Paraitinga.
As imagens estão no final do artigo ;)
Essa charmosa cidadezinha do Vale do Paraíba, a apenas 2h de São Paulo/SP, abriga inúmeras belezas naturais, cachoeiras, corredeiras e paisagens deslumbrantes, propiciando a prática de inúmeros esportes ao ar livre, como raffiting, ciclismo e corridas.
Mas hoje, venho falar pra você sobre a trilha do poço do Pito, que é uma das principais atrações do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia (UC), e que vem atraindo muitos visitantes pela sua beleza natural e preservação.
A maior porção de floresta da mata atlântica intacta do Vale do Paraíba permanece protegida dentro dos limites do PESM - Santa Virgínia.
A trilha do Poço do Pito está aberta ao público desde 1994, mas exige prévio agendamento no Centro de Visitantes da UC - núcleo Santa Virgínia.
No final do post, deixei todos os dados para você entrar em contato com o parque para solicitar o agendamento.
É uma trilha considerada de dificuldade moderada mas que percorre uma belíssima paisagem natural às margens do Rio Paraibuna, em floresta secundária, passando pelo “Lajeado” e chegando até a Cachoeira do Poço do Pito, onde é possível observar o peixe pirapitinga saltando sobre as águas para apanhar insetos e frutas silvestres.
A percurso, à pé, se inicia no Centro de Visitantes da UC, seguindo por cerca de 1200m em estrada rural até chegar no início da trilha, propriamente dita.
A partir deste ponto, segue-se por cerca de 3200m rio acima pela margem esquerda do Rio Paraibuna, passando por trechos de floresta e finalizando no Poço do Pito.
Infelizmente, não é permitida a entrada no poço do pito para banho. No entanto, no retorno você poderá se desfrutar de um banho nas águas do Rio Paraibuna numa piscina natural nas corredeiras do Lajeado.
Entre para o nosso grupo no Whatsapp
No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:
- Recomendações de hotéis e restaurantes.
- Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
- Dicas de diversos passeios para fazer na região.
- Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.
Ao retornar, após ter percorrido 200m, à sua direita, estará o acesso à corredeira do lajeado, onde é possível tomar banho, lanchar e descansar. Neste local, você ainda poderá avistar a palmeira juçara e o peixe pirapitinga.
No total, são 8Km, ida e volta, de uma revigorante caminhada pela mata preservada.
Por que Poço do Pito?
O local foi batizado com este nome em função de um caçador ter perdido seu cachimbo ao tentar acessar a corredeira.
O que levar na trilha?
- Traje de banho
- toalha
- roupa confortável
- calçado para caminhada
- óculos escuro
- boné
- chapéu
- protetor solar
- repelente
- água e lanche
- máquina fotográfica
- binóculo
Como fazer o agendamento?
Você pode fazer o agendamento pessoalmente no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, localizado na Rodovia Oswaldo Cruz, km 78 + 800m (seguir por terra por 3km até o Centro de Visitantes), ou através dos canais abaixo:
Telefones: (12) 3671-9159 / (12) 3671-9266
E-mail: [email protected]
Horário permitido para visitas: 09h às 16h, de quarta-feira a domingo, e feriados.
Horário de funcionamento da UC: 08h às 17h, todos os dias.
Limite de visitantes diários: devido à pandemia, o PESM está trabalhando com 60% da capacidade das trilhas, ou seja, há um limite diário de 20 pessoas em cada trilha, sendo 10 visitantes por monitor.
As trilhas Pirapitinga, Poço do Pito e Ipiranga têm a obrigatoriedade de contratação de monitor externo credenciado (Lista anexa no final do artigo). As trilhas Olho D’Água e Saltinho são autoguiadas e não necessitam da companhia do monitor. As trilhas Garcez, Rio Grande, Corcovado e Pau de Bala estão temporariamente fechadas para manutenção.
Valor do ingresso: R$16,00 por pessoa (menores de 12 anos e acima de 60 anos são isentos). O ingresso deve ser pago na hora e somente em dinheiro (leve o valor correto para não haver necessidade de troco). O PESM não aceita outras formas de pagamentos.
Fique atento que, se a trilha for monitorada, você terá a taxa do ingresso mais o valor do monitor contratado. O PESM não se responsabiliza pelo acordo feito entre você e o monitor contratado.
Para agendar sua visita, envie as informações abaixo para o e-mail [email protected]
Data pretendida para realizar a trilha: Lembre-se: quarta-feira a domingo e feriados
Horário: (08,09,10 e 11)h
Nome da trilha: Veja o manual anexo
Nome completo do responsável:
E-mail do responsável:
Telefone do responsável:
Instituição/Empresa:
Cidade:
Nº de pessoas do grupo: mínimo 01, máximo 20 (Todos devem estar vacinados contra a febre amarela)
Média de idade do grupo:
Nome do monitor: Verifique se a trilha escolhida é monitorada no manual das trilhas, em anexo.
Documentos anexos
Manual das Trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgína
Monitores Credenciados do PESM-Núcleo Santa Virgínia
Manual do Visitante - PESM - Núcleo Santa Virgínia
Gostou? Compartilhe!
Tags: trilha do poço do pito sao luiz paraitinga trilhas em sao luiz paraitinga o que fazer em sao luiz do paraitinga cachoeira do pito cachoeira e poco do pito poco do pito serra do mar
Sobre o autor
Rogério
@rogeriogolob
Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.
1 comentário
A cachoeira parece muito bonita mesmo. Pretendo fazer essa trilha!
Responder
Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.