Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Climática de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil.Mais informações
Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Climática de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil, a qual está em duas áreas de proteção, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Com 23 mil habitantes, Cunha já foi rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty/RJ e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal.
Hoje, sua economia está dividida entre a pecuária e as produções de pinhão, queijos, mel, cogumelos shitake, cordeiro e truta.
A cerâmica de alta temperatura credencia a cidade como sendo um dos maiores polos da América Latina, em especial no que se refere à técnica de queima que usa os fornos noborigama.
Outros ceramistas, que utilizam técnicas diferentes, também vieram para a cidade, atraídos pela sua importância e representatividade dentro do segmento cerâmico artístico e funcional.
Quem visitar Cunha pode fazer passeios de turismo rural ou de ecoturismo (trilhas) em uma representativa reserva de Mata Atlântica. Entre os destaques estão o Pico da Pedra da Macela (1.840 m de altitude, que em dias de céu limpo permite avistar o litoral, de Angra dos Reis a Paraty), o Parque Estadual da Serra do Mar (com suas várias trilhas) e as diversas cachoeiras, como as mais famosas, do Desterro e Pimenta.
Também é possível conhecer fazendas de cultivo de cogumelo shitake e truta, apiários, queijarias e pesqueiros.
Para receber os turistas, Cunha conta com mais de 60 pousadas de variados níveis de acomodações e com diversificados restaurantes, que oferecem pratos com os ingredientes típicos da região, além da tradicional cozinha brasileira e internacional.
Atualmente, Cunha é integrante do Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba.
Festa do Divino, Semana Santa, Corpus Christi, Padroeira da cidade – Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro
Festival de Verão e Fuscunha, Carnaval de rua, cavalaria de São Benedito, Festa do pinhão, festival de inverno “Acordes na Serra”, festival gastronômico do Cordeiro Serrano, Expocunha, Festival de Cerâmica e Natal Luz
Pico da Pedra da Macela, Cachoeiras, Parque Florestal (remanescente da mata atlântica), Trilhas (Caminho do Ouro – Estrada Real).
Veja também: o que fazer em Cunha
cunha sp, festival de inverno cunha acordes na serra, acordes na serra 2017, festa do pinhao cunha sp
Experimente uma ampla gama de passeios organizados por agências e guias locais.
Hotéis e pousadas com ótimas avaliações e perfeitas para cada tipo de viagem.
Lugares imperdíveis para comer, beber e vivenciar ótimas experiências da culinária regional.
Lugares para ver, explorar e vivenciar experiências típicas das cidades do interior.
Guias locais em Cunha
Blog
AGENDA 2025
Pronto para viver uma aventura inesquecível em nossas próximas expedições ao Pico dos Marins?
Clique no botão abaixo e preencha o formulário.
Compartilhar