Roseira é uma típica e pacata cidade do interior do estado de São Paulo e integra o Circuito Religioso do Vale do Paraíba, um dos destinos de devoção e fé mais importantes do paísda região.Mais informações
Roseira é uma típica e pacata cidade do interior do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba.
O município, que nasceu por volta do século 18 de um povoado às margens do Caminho Real, que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, atualmente, integra o Circuito Religioso do Vale do Paraíba, um dos destinos de devoção e fé mais importantes do país.
No bairro de Roseira Velha você pode visitar a histórica Capela Nossa Senhora do Rosário, hoje chamada de Nossa Senhora da Piedade. Sobretudo, o início de Roseira se deu no entorno desse templo religioso.
Entre 1780 a 1840, a economia de Roseira girava em torno da produção e exportação de açúcar, aguardente, milho, feijão, arroz, farinha de mandioca, fumo, algodão e azeite de mamona.
Mas, a partir de 1840, os engenhos de açucar foram se transformando em fazendas de produção de café, até serem substituídas pela pecuária leiteira, lá por volta de 1920.
No fim do século 19, com a chegada dos imigrantes, vindo da europa e da ásia, o plantio de arroz, legumes e verduras passou a ser a base da economia produtiva do município e, em 1876, com o prolongamento dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, no trecho de Cachoeira Paulista a São Paulo, o Governo Imperial escolheu, nas terras de Francisco Monteiro dos Santos (em frente ao povoado de Roseira Velha), uma área para a construção da Estação Ferroviária de Roseira.
No entanto, o Major Vitoriano Pereira de Barros, fazendeiro no local onde se ergue hoje a cidade de Roseira, ofereceu as terras ao governo, sem custo algum, para a construção da estação e de um povoado.
Com a inauguração da Estação Ferroviária de Roseira, em março de 1877, iniciava-se o declínio do povoado de Roseira Velha, fazendo nascer, nas terras doadas do Major Vitoriano, a futura cidade de Roseira, então bairro do município de Guaratinguetá.
A missão de Roseira em se tornar um município ainda estava longe de ser concluída. Até então, no dia 17 de dezembro de 1928, foi criado o município de Aparecida, desmembrado de Guaratinguetá, em cuja área territorial inclua-se o bairro de Roseira.
Somente após 35 anos, no dia 31 de dezembro de 1963, foi aprovada a Lei Estadual nº 8050, do deputado José Armando Zollner Machado, que criaria o município de Roseira, desmembrando-o de Aparecida.
No dia 21 de março de 1965, instalou-se a primeira Câmara Municipal tendo Virgílio Monteiro dos Santos França como presidente, e Antonio Giovanelli como o primeiro prefeito.
Além da importância histórica da Capela Nossa Senhora do Rosário para o turismo religioso de Roseira, atualmente, o maior atrativo turístico da cidade é o Mosteiro da Sagrada Face da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.
Além do templo religioso, há no local o Pesqueiro do Mosteiro, que promete ser um lugar de paz, tranquilidade e diversão para toda a sua familia e amigos, ótimo para passar um final de semana pescando, curtindo a natureza ou praticando algum esporte como caminhada, corrida, futebol ou vôlei.
Além disso, há um restaurante próprio do pesqueiro que serve diversos pratos e petiscos de peixes pescados no local.
O local oferece estacionamento gratuito e vários lugares com mesas e bancos de madeira em meio às árvores para você relaxar e passar o dia todo curtindo.
Veja também: O que fazer em Roseira
roseira sp, roseira velha, caminho real roseira, estrada de ferro dom pedro
Lugares imperdíveis para comer, beber e vivenciar ótimas experiências da culinária regional.
Lugares para ver, explorar e vivenciar experiências típicas das cidades do interior.
Guias locais em Roseira
AGENDA 2025
Pronto para viver uma aventura inesquecível em nossas próximas expedições ao Pico dos Marins?
Clique no botão abaixo e preencha o formulário.
Compartilhar