Cultura e Arte
Jacareí recebe turnê do espetáculo Eu/Telma na Sala Mário Lago
O solo Eu/Telma, que iniciou turnê pelo Estado São Paulo em julho, chega neste sábado (20) a Jacareí, no Vale do Paraíba. No palco, a atriz Nicole Marangoni apresenta uma narrativa baseada em autobiografia e ficção para abordar a morte de forma efetiva, direta e lúdica.
- Por Rogério
- Publicado em
- 0 comentário
- 9 min. de leitura
Onde se hospedar em Jacareí?
Veja a disponibilidade e encontre os melhores preços.
Jacareí recebe turnê do espetáculo Eu/Telma na Sala Mário Lago
Nicole Marangoni usa autobiografia e ficção para contar a história de fim de vida de um pai e o cotidiano de uma cuidadora de idosos em sessão gratuita a partir das 20h; atriz também realiza na cidade uma oficina para estimular a autoprodução de trabalhos solos autorais para o teatro.
O solo “EU/TELMA”, que iniciou turnê pelo Estado São Paulo em julho, chega neste sábado (20) a Jacareí, no Vale do Paraíba. No palco, a atriz Nicole Marangoni apresenta uma narrativa baseada em autobiografia e ficção para abordar a morte de forma efetiva, direta e lúdica. O espetáculo acontece na Sala Mário Lago, no centro, a partir das 20h. A entrada é gratuita.
Ainda durante sua passagem pela cidade, Nicole Marangoni realiza uma oficina para estimular a autoprodução de trabalhos solos autorais para o teatro. A atividade também será no sábado (20), das 9h às 13h, na Sala Mário Lago.
As inscrições gratuitas podem ser feitas exclusivamente aqui. As vagas são limitadas e indicadas para pessoas a partir de 16 anos.
A nova temporada da montagem solo “EU/TELMA” e as oficinas que acompanham a peça foram viabilizadas por meio de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Difusão Cultural, do Governo do Estado São Paulo.
Sobre Eu/Telma
O espetáculo “EU/TELMA” retrata a relação entrelaçada entre os cuidados de fim de vida de um pai e o cotidiano de uma cuidadora de idosos. Com depoimentos reais e fictícios, a dramaturgia é uma narrativa poética que expõe a finitude, o luto e a estafa do cuidar. Uma reflexão sobre situações e tabus que permeiam a temática da morte.
Indicado pela crítica como um dos melhores solos encenados na cidade de São Paulo em 2019, ano da estreia, a peça tem 50 minutos de duração e classificação etária 14 anos. A apresentação é acompanhada por intérprete de Libras. Após o término do espetáculo, a atriz participa de um bate-papo com o público.
A História
A história da cuidadora de idosos (Telma), que perdeu a mãe de maneira prematura e vive com o pai, jardineiro, começou a ser trabalhada em 2013, após a morte do pai de Nicole Marangoni. Durante a participação em uma oficina de atuação foi proposta, como estímulo de pesquisa, o desenvolvimento de uma personagem cuidadora de idosos.
A partir daí a atriz aprimora uma narrativa ficcional (Telma) pautada por uma situação autobiográfica, os cuidados de fim de vida de seu pai.
As cenas são constituídas a partir de um diálogo entre depoimentos autobiográficos e ficcionais. Nicole Marangoni aprimora o teatro documental com provocações cênicas de Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria.
Estreia foi em 2019
O espetáculo “EU/TELMA” estreou em 2019 na Sala-Atelier da Aliança Francesa, em São Paulo. Foram ao todo 25 apresentações, período em que foi citado como um dos melhores solos apresentados na Capital paulista pelos críticos Kyra Pscitelli (Aplauso Brasil) e Amilton de Azevedo (Ruína Acesa).
Entre para o nosso grupo no Whatsapp
No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:
- Recomendações de hotéis e restaurantes.
- Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
- Dicas de diversos passeios para fazer na região.
- Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.
No mesmo ano, a peça fez parte da Mostra AfetO, do Sesc-São Caetano. Já em 2020, participou do projeto Teatro na Estrada na retomada de atividades do Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. A peça foi contemplada pelo ProAC LAB 41/2020 Cultura em Casa.
Uma adaptação ao vivo online do espetáculo foi feita em 2021 a convite do Sesc-São Paulo para integrar o projeto #emcasacomosesc.
Em 2022, “EU/TELMA” passou pelo Sesc-São José dos Campos e em 2023 foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Difusão Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.
A nova turnê começa pelo Vale do Paraíba e visita a Região Metropolitana de São Paulo, mais especificamente em cidades que compõem o ABCDMRR. Estão programadas 15 apresentações nas duas regiões contempladas.
Oficina de Criação Cênica
No Laboratório de Criação Cênica para projetos solos autorais, que acontece em Jacareí, no sábado (20), a partir das 9h, a atriz Nicole Marangoni vai detalhar a pesquisa feita para a montagem “EU/TELMA”.
Suas referências e mecanismos criativos têm como objetivo sugerir caminhos para que os participantes possam criar seus próprios projetos.
Todo o processo teórico e prático que resultou a peça será compartilhado durante as quatro horas de oficina, por meio de vídeos, fotos, documentos e práticas.
A proposta é oferecer ferramentas que estimulem futuras criações cênicas dos inscritos, além de propor desafios e a troca de conhecimento.
O público-alvo da oficina inclui artistas de teatro, dança, música, circo, ópera, poesia, entre outras frentes da arte. Os interessados devem ter experiência mínima em suas áreas de atuação e levar para o laboratório o material de pesquisa de interesse (dramaturgia ou temática), reunido a partir de fontes, como reportagens e poemas.
Nicole Marangoni
Criadora do projeto “EU/TELMA”, Nicole Velloso Marangoni, natural de São Caetano do Sul-SP, é atriz profissional desde 2008.
Estudou no Centro de Pesquisa Teatral na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, sob coordenação de Antunes Filho. Cursa bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Nicole tem em seu currículo mais de 20 atuações em espetáculos adultos e infantis. Palhaça, gestora e proponente da TrupeCali (2016-2020), atuou, por meio do projeto Palhiare, no Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
A atriz dirigiu seu primeiro curta-metragem em 2020: Bolha, escrito por Anna Toledo e escolhido pela crítica como o melhor filme no Direct Monthly Online Film Festival (DMOFF).
Além de dirigir, Nicole também atua como protagonista do curta. É dela também o roteiro, direção e vozes de “Meu Humano Saiu”, primeiro podcast interativo infantil com mais de 30 episódios disponíveis em todas as plataformas digitais.
Espetáculo “EU/TELMA” – Ficha Técnica
- Dramaturgia, direção, atuação, cenário e figurino: Nicole Marangoni
- Desenho de Luz: Yuri Cumer e Eramir Neto
- Provocações cênicas: Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria
- Produção: Graxa Pina Produções Artísticas
Serviço
- Espetáculo “EU/TELMA” com Nicole Marangoni
- Gênero: Autoficção
- Local: Sala Mário Lago
- Endereço: Rua Barão de Jacareí, 122, centro, Jacareí-SP
- Data: 20 de julho, sábado
- Horário: 20h
- Entrada: Gratuita
- Duração: 50 minutos
- Classificação: 14 anos
- *Sessão seguida de bate-papo
- *Apresentação acessível em Libras
- Laboratório de Criação Cênica para projetos solos autorais
- Oficina: Nicole Marangoni (atriz)
- Local: Sala Mário Lago
- Endereço: Rua Barão de Jacareí, 122, centro, Jacareí-SP
- Data: 20 de julho, sábado
- Horário: 9h às 13h
- Inscrição: Gratuita
- Duração: 4h
- Classificação indicativa: 16 anos
- Onde se inscrever: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLETkB6ywoHixV2Z_JrmCWyhC5B69YaTWaomASQSiG_ZZ8ig/viewform
Tags: eu telma nicole marangoni eventos em jacarei o que fazer em jacarei
Sobre o autor
Rogério
@rogeriogolob
Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.
Comentários
Seja o primeiro a comentar...
Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.