Cultura e Arte
Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza sua VII edição com novidades.
Festival Internacional de Teatro de Sombras, único festival deste segmento no Brasil e um dos maiores do mundo, exibe espetáculos de países como Bélgica, Argentina, Itália, Espanha e Canadá, além de bate-papos com diretores e artistas e curso online montagem de mini teatro de sombras.
- Por Rogério
- Publicado em
- 0 comentário
- 6 min. de leitura
Onde se hospedar em Taubaté?
Veja a disponibilidade e encontre os melhores preços.
Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza sua VII edição com novidades.
Entre a programação completa do Festival, além de curso e bate papos, poderão ser assistidos espetáculos de países como Bélgica, Argentina, Itália, Espanha e Canadá
Realizado por fomentadores e produtores culturais de Taubaté e região, o FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras, único festival deste segmento no Brasil e um dos maiores do mundo, este ano traz sua programação através de plataformas online, a partir do dia 09 até o dia 18 de outubro.
Créditos: Luz Micro Y Punto - Anos Luz
Expandindo seu alcance e seu público, as ações do Festival vão da exibição de espetáculos até atividades como bate-papos com diretores e artistas e curso Online, onde os participantes terão a oportunidade de planejar e executar todas as etapas de montagem de um espetáculo de Mini Teatro de sombras.
Créditos: Cia Lumbra - Sacy
Já em sua sétima edição, pela primeira vez a organização do FIS adapta toda sua agenda e forma de exibição para que, apesar da situação de distanciamento social, o evento possa continuar a trazer a arte do Teatro de Sombras de diversos países reunidas em um único Festival.
O organizador Ronaldo Robles reitera a importância da reunião destes profissionais e espetáculos e a aproximação possível com o público neste momento: “Com a realização online durante a semana das crianças, temos objetivo de levar o teatro de sombras para dentro das casas das pessoas. Nesta edição, voltamos nossas ações para que o espectador fique em casa e possa ter um momento de poesia e alegria junto com a família.”
Créditos: Cia Quase Cinema - Delirio
O formato digital do evento já permitiu uma série de entrevistas e conversas que aqueceram sua programação. Intitulada Segunda dos Saberes, as lives de bate-papo ocorreram desde agosto e podem continuar sendo acessadas no canal do FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras.
Dentre as novidades deste ano, estão também um curso online exclusivo com o Grupo Girino de como produzir seu espetáculo de "mini teatro de sombras", e um encontro com os caixeiros da Cia Libélulas, Grupo Girino, Teatralma, Cia Tutóia e Teatro de Caixeiros.
As produções e espetáculos nacionais, assim como as de países como Bélgica, Itália, Argentina, Espanha e Canadá, poderão ser acessadas através do site do Festival e também em suas redes sociais.
Para completar as possibilidades abertas pelo digital, após todas as apresentações, que terão diferentes formatos, como transmissões ao vivo ou gravados, haverá um bate-papo com cada diretor ou grupo da peça exibida.
A programação completa, com suas apresentações e atividades pode ser acessada aqui.
Quando?
De 09 a 18 de outubro de 2020
Entre para o nosso grupo no Whatsapp
No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:
- Recomendações de hotéis e restaurantes.
- Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
- Dicas de diversos passeios para fazer na região.
- Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.
Onde?
Nas plataformas do Festival
YouTube: http://www.tinyurl.com/festivalteatrodesombras
Facebook: https://www.facebook.com/FestivaldeTeatrodeSombrasFIS/
Programação completa: https://fisteatrodesombras.wixsite.com/fisteatrodesombras
Espetáculos das companhias
- • Caja Tomada & Conjugar el Monstruo - Argentina
- • Théâtre du n'Ombrile - Bélgica
- • Cia Teatro Lumbra - Brasil
- • Cia Quase Cinema - Brasil
- • Mind of a Snail - Canadá
- • Luz Micro y Punto - Espanha
- • Controluce - Itália
- • Teatro Gioco Vitta - Itália
Sobre o FIS
O FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras é uma realização, criação e produção da Cia.
Um evento anual que desde 2014 é realizado no interior do estado de São Paulo na região do Vale do paraíba com foco na zona rural.
Tem como objetivo a troca de experiência e o intercâmbio sociocultural entre os artistas e a população local.
Recebeu nestes últimos anos 39 companhias, sendo 18 do exterior e 21 do Brasil.
Contempla um público médio de 1500 espectadores por edição, entre residência artística, seminários, cursos e apresentações de espetáculos. Todos os eventos são gratuitos.
A Cia Quase Cinema tem como missão fomentar, produzir e pesquisar o teatro de sombras, esse tem sido nosso caminho desde a fundação.
Desde 2014 trabalham para reunir grupos nacionais e estrangeiros num intercâmbio de idéias, práticas e diálogos sobre a produção contemporânea do teatro de sombras.
Para a realização do festival, contaram com o apoio do governo do estado de São Paulo através do PROAC (Programa de Incentivo a Cultura da Secretaria de Cultura de Estado), CAIXA CULTURAL (Programa de Incentivo a Cultura da Caixa Econômica Federal), SESC e Prefeitura Municipal das cidades que recebem o festival.
Revoada Assessoria & Comunicação
Maiara Tissi (11) 99839-7441
Christal Araújo (12) 98173-2900
Tags: festival teatro sombras festival cultural turismo cultural turismo rural festival internacional sombras
Sobre o autor
Rogério
@rogeriogolob
Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.
Comentários
Seja o primeiro a comentar...
Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.