Catedral de Santo Antônio
A belíssima catedral de Guaratinguetá homenageia Santo Antônio, padroeiro da cidade. O templo foi construído em 1630, sendo uma das obras religiosas mais antigas de todo estado.Mais informações
Em 1628 dava-se a conhecer o povoamento destas terras por Jacques Félix e filhos. 13 de junho de 1630, em data dedicada ao Santo Padroeiro, marca-se a fundação de Guaratinguetá, pela construção da capela "erguida em pau-a-pique e coberta de sapé" sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, cuja festa se comemora em 13 de junho. A invocação do santo fixa, assim, esta data, que está gravada na porta da Matriz, como início do povoado de Guaratinguetá, pois era uso do colonizador português local batizar o local com o nome do santo do dia.
Monumento mais antigo da cidade. Teve início em uma capela erguida nos idos de 1630. A construção atual, em taipe e pedra vem do século XVIII, com reformas e ampliações sucessivas. Em seu interior há altares barrocos e néo-clássicos, com elementos rococó, afrescos e entalhes de madeira, com destaque para o bonito para-vento da entrada. Entre suas antigas e valiosas imagens destacam-se as de S. Miguel, de N. S. das Dores, de N. S. do Carmo, N. S. do Rosário e em especial a seiscentista imagem em terra-cota, de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá.
catedral, Santo Antonio, Santo Antônio, Guaratinguetá, igreja, matriz
Compartilhar