Ilhabela é o único município-arquipélago do Brasil, com território totalmente insular. Verdadeiro paraíso ecológico, com 83% de sua área pertencente ao Parque Estadual de Ilhabela, encanta o v...Mais informações
São 42 praias de águas cristalinas contornadas por uma rica vegetação, fazendo do município-arquipélago um verdadeiro santuário ecológico onde a mata atlântica exibe todo o seu esplendor.
Além da paisagem estonteante e das praias paradisíacas, Ilhabela oferece uma excelente rede gastronômica e hoteleira, sendo o destino perfeito para quem busca por lazer e badalação nas praias mais movimentadas ou para quem prefere a tranquilidade de refúgios à beira-mar.
Como 83% do território insular faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, considerado um patrimônio natural pela UNESCO, o acesso a diversas praias é limitado.
Ilhabela é uma das integrantes do Circuito Turístico do Litoral Norte, junto com Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.
O tráfego de carros só é livre na costa oeste da ilha, onde estão as praias mais movimentadas, o centro histórico e a maior parte das pousadas e dos restaurantes.
Para acessar as praias do extremo norte, como a Praia da Fome, ou do extremo sul, como a Praia do Bonete, é preciso encarar trilhas de grau alto.
Mas todo o esforço compensa. As praias mais isoladas de Ilhabela, que abrigam pequenas comunidades de pescadores, estão entre as mais belas do Brasil.
Quem gosta de agito encontra na Praia do Curral, ao sul da Vila, o local perfeito. Ela é a praia mais badalada da ilha e costuma ficar repleta de turistas durante o verão, graças ao mar ótimo para banho e aos diversos barzinhos e restaurantes que servem o cliente na areia.
A Praia da Feiticeira é outra que se destaca ao sul, mais indicada para quem busca sossego. A Cachoeira dos Três Tombos, que deságua no canto esquerdo da praia, é uma atração à parte.
Já a Ilha das Cabras, a apenas 170 metros da costa, é o local perfeito para mergulho de snorkel ou cilindro, concentrando diversos corais e peixes multicoloridos.
Em Ilhabela, o turista encontra praias para todos os gostos. A Praia do Perequê concentra um amplo comércio e é ótima para kitesurf. Garapocaia também é ideal para toda a família, com mar tranquilo e raso, além das curiosas Pedras do Sino no canto direito.
O Saco da Capela surpreende pela quantidade de veleiros e embarcações de luxo, enquanto a Praia de Santa Tereza, tradicional reduto de pescadores, encanta o visitante com uma paisagem repleta de canoas e barcos de pesca.
Uma das atrações mais conhecidas de Ilhabela está na costa leste. Para chegar à paradisíaca Praia de Castelhanos é preciso cruzar o Parque Estadual de Ilhabela, percorrendo uma sinuosa estrada de terra de 20 km em veículos 4x4. O passeio é oferecido por empresas locais. Após a travessia de uma hora, que por si só já é uma aventura, o visitante chega a uma praia encantadora, de água azul-turquesa. Mas é bom tomar cuidado: o mar é agitado, ideal para surfistas.
O visitante ainda pode percorrer trilhas que levam a praias como Mansa e Vermelha ou explorar a Mata Atlântica em busca de quedas d’água.
A Cachoeira do Gato, com 46 metros de altura, é a mais famosa das 365 cachoeiras de Ilhabela. Para chegar até lá é preciso caminhar por uma trilha bem conservada de aproximadamente 1,8 km de extensão. Apesar do fácil acesso, é recomendado o acompanhamento de guias locais.
Em Castelhanos, restaurantes oferecem excelentes pratos à base de peixes e frutos do mar.
É ali que está localizada a charmosa Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, construída em 1803 com fachada em azul e branco.
A antiga cadeia e fórum, atual sede administrativa do Parque Estadual de Ilhabela, é outra atração, oferecendo exposições sobre educação ambiental, biológica e histórica.
Vale a pena passear pela região, principalmente na Rua do Meio, calçadão com lojas, bares e restaurantes.
Confortáveis hotéis e aconchegantes pousadas estão espalhados por toda a ilha para receber os visitantes dos mais variados perfis.
Para o almoço, café e jantar, também não faltam opções entre os restaurantes e cafés próximos à Vila, badalado centro histórico que também é repleto de lojas de roupas, acessórios e artesanatos.
À noite também tem diversos atrativos, incluindo bares com mesas na calçada e casas com música ao vivo ou animadas pelos DJs.
O Museu Náutico é outro atrativo turístico interessante, reunindo uma série de objetos resgatados das diversas embarcações que naufragaram na região no passado, como o Príncipe das Astúrias.
Com praias de tirar o fôlego, excelente infraestrutura, belezas naturais sem igual e riquezas culturais e históricas, é fácil entender por que Ilhabela é um dos principais destinos turísticos de todo o país.
Boa viagem!
ilhabela sp, ilhabela litoral norte, praias de ilhabela, o que fazer em ilhabela
Hotéis e pousadas com ótimas avaliações e perfeitas para cada tipo de viagem.
Lugares imperdíveis para comer, beber e vivenciar ótimas experiências da culinária regional.
Lugares para ver, explorar e vivenciar experiências típicas das cidades do interior.
Guias locais em Ilhabela
Blog
Compartilhar