Bosque da Princesa
O Bosque da Princesa é um recanto aprazível e de rara beleza em Pindamonhangaba, ideal pra você passear com a família, ler um bom livro deitado na sombra de árvores exóticas e secularesMais informações
O Bosque da Princesa é um recanto aprazível e de rara beleza em Pindamonhangaba, ideal pra você passear com a família, praticar esportes, ler um bom livro deitado na sombra de árvores exóticas e seculares ou apenas, curtir a natureza e o pôr do sol às margens do Rio Paraíba do Sul.
O bosque foi fundado em 1868, mas com o nome de Largo do Porto, em razão do porto fluvial que havia no local onde atracavam embarcações trazendo alimentos, lenha e pescadores que aqui vinham vender seu pescado.
Um ano depois da sua fundação, o porto foi desativado devido a construção da E.F.C.B. - Estrada de Ferro Central do Brasil.
No período imperial, passou a ser chamado de Largo do Ipiranga, lembrando a participação de Pindamonhangaba no 7 de setembro de 1822.
Em 1878 recebeu o nome de Praça Cidadão Cornelio Lessa, em gratidão ao ilustre filho da cidade.
Desde 1952, através da lei 113 de 28 de maio, recebeu o nome que nós conhecemos atualmente: Bosque da Princesa, que foi uma homenagem de Pindamonhangaba à Pricesa Izabel.
O bosque abriga espécies nativas e exóticas originais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, trazidas especialmente por Dom Pedro II.
Em 1970, foram construídos um parque infantil, sanitários, três lagos com 2 lindas pontes, o belo coreto e vários bancos simulando troncos de árvores para você descansar e apreciar a bela paisagem.
No local, você também encontra a Biblioteca Municipal de Pindamonhangaba, que é considerada uma das melhores do estado.
Em 2007, o Bosque da Princesa passou por um programa de revitalização com o mapeamento de 669 árvores e 53 espécies de árvores, recebeu também nova iluminação e melhoria de toda sua infra-estrutura para visitação e práticas esportivas.
No local, também acontecem programas culturais como o "Domingo no Bosque", "Luar no Bosque", "Pescaria no Bosque", além de apresentações musicais, capoeira, apresentação de bandas e uma feira de artesanato local.
O Bosque da Princesa fica aberto diariamente e a entrada é gratuita.
bosque da princesa, bosque da princesa pinda, bosque da princesa horario funcionamento, bosque da princesa pindamonhangaba, o que fazer em pindamonhangaba
Compartilhar