Complexo Pedra do Baú
O Complexo Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí está localizado na Serra da Mantiqueira e é composto pela Pedra do Bauzinho, a Pedra do Baú e a Pedra Ana Chata.Mais informações
O Complexo Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí é a belíssima e impressionante formação rochosa localizada na Serra da Mantiqueira, composta pela Pedra do Bauzinho com 1.760m de altitude, a Pedra Ana Chata com 1.670m, e a própria Pedra do Baú com seus 1950m de altitude que encantam a todos que visitam a região, com suas belas paisagens do Vale do Paraíba, da charmosa Campos do Jordão e das montanhas de Minas Gerais.
A região é visitada por um grande número de turistas e também por escaladores profissionais e amadores entre os meses de maio e setembro, durante as estações do outono e inverno, quando o clima é mais estável. Nos períodos mais quentes do ano, as cachoeiras dos Amores e do Toldi, as mais conhecidas, se tornam o grande atrativo para os turistas.
Foto: http://vivaomundo.com.br/roteiro-sao-bento-do-sapucai-sp
O complexo rochoso formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata é um convite para realizar saltos de paraglider, asa-delta, escaladas, caminhadas e mountain-bike e pode ser acessado pela face norte, vindo de São Bento do Sapucaí, ou face sul, caminho mais longo vindo de Campos do Jordão.
A Pedra do Baú abriga algumas das mais importantes rotas de escalada esportiva e também de longa duração (conhecidas como big walls) do país com paredes de até 400 metros e uma infinidade de vias.
Para alcançar o cume da Pedra do Baú é necessário fazer uma "escalaminhada" de cerca uma hora pela face norte da pedra.
Foto: https://www.topensandoemviajar.com/2017/11/12/o-que-fazer-em-sao-bento-do-sapucai
A trilha é bem marcada mas no final o visitante encara a famosa escada metálica instalada na pedra, com cerca de 600 degraus feitos de grampos cravados na rocha, bem verticais, exigindo disposição e muita coragem.
Se você não se sente seguro, recomenda-se levar um guia que conheça o caminho e ofereça equipamentos de apoio para a escalada.
Os primeiros a desbravarem a Pedra do Baú foram os irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa, conhecidos por irmãos Cortez, em 1940. Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das "escadinhas" de ferro que foram as duas primeiras vias de acesso conhecidas, uma na face sul e outra na face norte.
Mais tarde, o mesmo empresário idealizou e construiu o primeiro abrigo de montanha do Brasil na Pedra do Baú. O abrigo não mais existe por consequência de vandalismo.
Já o Bauzinho, é acessível por qualquer pessoa. Uma pequena caminhada de 10 minutos, sem muito esforço, a partir do estacionamento é a melhor opção pra quem busca um passeio mais tranquilo em meio à natureza.
Do Bauzinho é possível avistar a Pedra do Baú, apontada bem de frente, com seu grande paredão rochoso e o Vale do Paraíba. Uma belíssima vista.
Por último a Ana Chata, que é uma ótima trilha para família e para ser conquistada por crianças, por ser de fácil acesso. Pode-se iniciar a trilha no estacionamento Chico Bento ou no Bauzinho e leva cerca de 1h20 de caminhada até chegar a uma escada, então passa-se por uma gruta para, em seguida, alcançar o topo. Do alto tem-se uma vista parecida com a da Pedra do Baú.
Vista da subida para a pedra Ana Chata em São Bento do Sapucaí
Se você prefere uma atividade mais radical, recomendamos desbravar todo o complexo da Pedra do Baú, iniciando pelo Bauzinho, subindo a Pedra do Baú pelas escadas metálicas da face Sul, descendo pelas escadas da face Norte, e finalizando na Ana Chata. O tempo estimado para percorrer essa trilha é de 8h, portanto é preciso chegar bem cedo ao local.
Para chegar ao complexo Pedra do Baú, você vai percorrer, a partir do centro de São Bento do Sapucaí, cerca de 21km pela Estrada da Campista, sendo apenas 10 Km asfaltados.
- A partir do centro turístico da cidade, siga as placas a partir do Obelisco de Jaguaribe.
- Faça um contorno à esquerda, em frente ao Supermercado Roma,e depois siga em direção à Fábrica de Chocolates Araucária.
- Passe pela ponte localizada próximo ao Estádio Municipal e siga a rua à esquerda, que já é a Estrada da Campista.
- Estrada da Campista há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.
pedra do bau, sao bento do sapucai, bauzinho sao bento, pedra do bau sao bento
Compartilhar