Capela São Benedito
Conheça a Capela de São Benedito que, originalmente, foi de Nossa Senhora do Patrocínio. A construção da capela passou por vários momentos desde a fundação da cidade de Silveiras em São PauloMais informações
Numa colina está edificada a pitoresca capelinha do Patrocínio.
A Capela de São Benedito, originalmente de Nossa Senhora do Patrocínio, passou por vários momentos desde sua construção.
No início da cidade, em terras doadas, foi erigida no alto do morro uma capela de pau-a-pique em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio. Com o tempo, a capela de pau-a-pique foi ao chão e em seu lugar foi construída uma capela de taipa de pilão. Quando Emilio Zaluar, em 1860, passou por Silveiras: ”Numa colina está edificada a pitoresca capelinha do Patrocínio”.
Quiseram então refazer a capela em um lugar de mais fácil acesso, pois esta ficava no morro e o caminho era ruim. Escolheram um terreno no fundo do sobrado dos Soderos. Construíram um grande galpão de tijolo, porém, como não tinham conhecimento deste tipo de material, quando foram colocar a armação do telhado, as paredes não agüentaram e foram ao chão. Começaram então a falar em castigo, por terem transferido a capela do morro para aquele local. Resolveram então trazer de volta a capela para o morro, mas agora com a ajuda de São Benedito, que vai para as terras de Nossa Senhora do Patrocínio.
A Irmandade de São Benedito assumiu a construção da capela. A maior dificuldade encontrada foi o transporte do material, para facilitar tiveram que construir uma estrada para carroças. A Prefeitura colaborava com o serviço aos sábados e as cozinheiras da Irmandade de São Benedito faziam o almoço para o pessoal que trabalhava.
Terminada a construção da capela, a Irmandade de São Benedito pediu que fosse incluído o nome de São Benedito. Foi requerida a licença junto ao bispo Dom Epaminondas que a concedeu o nome de São Benedito.
Assim a capela possui dois nichos a de São Benedito e a de Nossa Senhora do Patrocínio.
Relato documentado por Clotário Andrade Cintra, Sr. Pitota, por ocasião da inauguração da capela de São Benedito.
capela sao benedito, capela sao benedito silveiras, silveiras sp, artesanato em silveiras, igreja sao benedito silveiras sp
Compartilhar