Cachoeira do Ipiranguinha
A Cachoeira do Ipiranguinha tem uma queda dágua de aproximadamente 7 metros de altitude e um lindo poço para nadar, onde se pode desfrutar de águas límpidas e muito refrescantes. Também é conhecida como Cachoeira da Cascata ou Cascata dos DesejosMais informações
A Cachoeira do Ipiranguinha fica a 7 km do centro da cidade, seguindo pela rodovia Oswaldo Cruz SP-125, sentido Taubaté, no bairro Ipiranguinha.
Também conhecida como Cachoeira da Cascata ou Cascata dos Desejos, a cachoeira possui uma queda de aproximadamente 7 metros de altitude e um lindo poço, onde se pode desfrutar de águas límpidas e muito refrescantes.
O poço principal possui pontos de águas rasas e outras mais profundas, onde os banhistas geralmente escorregam por uma pedra lisa. É um cenário maravilhoso, muito procurado tanto para banho como para fotos e filmagens, ideal para as crianças.
Sobretudo, infelizmente não é possível se banhar embaixo da cachoeira, porém o visual impressiona qualquer turista, já que ela é cercada de muito verde por todos os lados.
Veja também: outras cachoeiras de Ubatuba
Ao estacionar o carro, é necessário realizar uma pequena caminhada, por uma trilha plana, que conduz até a cachoeira.
Contudo, uma dica importante quando estiver indo para a Cachoeira do Ipiranguinha, leve um repelente! Há muitos insetos no local e isso pode incomodar durante o passeio!
Lendas e Histórias do Ipiranguinha
Os mais antigos dizem que, entre as últimas semanas de julho e a primeira semana de agosto, a queda d’água que surge no topo da cachoeira forma a imagem de uma santa. Sobretudo, isso não é uma lenda e pode ser comprovada em uma das famosas fotos de Emílio Campi, já exibida em exposições e em alguns guias turísticos e folhetos da cidade.
Foto de Emilio Campi - Cachoeira do Ipiranguinha
Esta imagem única e rara atrai cada vez mais visitantes que acreditam que a santa realizará seus mais secretos e impossíveis desejos.
No entanto, o fascínio e mistério do local não resume-se apenas ao aparecimento da imagem da santa. Seguindo-se por uma pequena trilha que se inicia no canto esquerdo do poço, você chega ao topo da Cachoeira do Ipiranguinha.
Depois, siga pela esquera na bifurcação, caminho do Bairro da Cachoeira dos Macacos. Você vai observar, no meio da floresta, uma construção sedimentada por argila e óleo de animais marinhos, com a mesma idade das Ruínas da Lagoinha.
O grande mistério é: quem construiu isso naquele local? Qual o objetivo?
Com a ação da natureza, a construção desmoronou e só sobraram as ruínas. No entanto, ela tinha grandes cômodos que parecem possíveis porões, deixando a dúvida de qual era o objeitvo disso, pois foi estrategicamente elaborada, escondida na mata, perto da queda da cachoeira, com muito barulho das águas.
cachoeira do ipiranguinha ubatuba, cachoeiras em ubatuba, o que fazer em ubatuba
Compartilhar