Staycation: conheça essa nova tendência de fazer turismo que veio para ficar
Staycation é a nova maneira de fazer turismo e trata-se de turistar pela própria cidade ou arredores, conhecendo atrativos e realizando atividades que podem ser já conhecidas ou não por você.
- Por Rogério
- Publicado em
- 0 comentário
- 4 min. de leitura
Staycation: o que é essa tendência de fazer turismo?
Staycation é uma realidade para muitos turistas e uma tendência que veio para ficar, principalmente após a pandemia de Covid-19.
Segundo pesquisa da Booking.com, mais da metade da população brasileira (55%) demonstrou interesse em conhecer um novo destino na região em que mora.
As pessoas vêm se adaptando a uma nova forma de viver a vida após a pandemia, buscando viajar para destinos mais isolados, com deslocamentos de até 300 km.
É nesse contexto que o staycation, termo que surgiu há alguns anos, se fortaleceu como uma grande tendência do turismo: aproveitar os passeios e pontos turísticos da própria cidade em que se vive, arriscando-se e gastando menos que em viagens com grandes deslocamentos.
Leia também:
Entre para o nosso grupo no Whatsapp
No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:
- Recomendações de hotéis e restaurantes.
- Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
- Dicas de diversos passeios para fazer na região.
- Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.
No início da pandemia, o Ministério do Turismo apontava em seu site oficial que o turismo regional e outras modalidades, como o turismo rural, seriam as principais tendências para a retomada do setor.
Isso porque poder viajar no próprio carro e evitar aglomerações se tornaram critérios importantes para o turista durante o planejamento de uma viagem. Com isso, o staycation acabou assumindo o posto de grande tendência do momento, por ser algo ainda mais restrito, econômico e seguro.
“Muitas pessoas ainda têm medo de viajar para longe. Além disso, essa modalidade garante uma maior flexibilização financeira porque, ao fazer ‘turismo na própria cidade’ – falo isso entre aspas –, é possível economizar com vários itens como passagens aéreas ou terrestres e também com hospedagens e pernoites. Isso acaba sendo uma boa alternativa em um período de crise econômica e de alta do dólar”, afirma o turismólogo e professor universitário João Paulo da Silva.
“É bacana porque você acaba sendo apresentado a um universo de possibilidades que não tinha acesso antes, por uma série de razões, falta de interesse ou de oportunidade. É uma valorização da cidade, da história e dos atrativos dela. Reforça o sentimento de pertencimento das pessoas ao lugar que elas moram”, completa Silva sobre os benefícios sociais dessa nova tendência.
“Com as facilidades de tecnologia e comunicação que existem hoje é muito mais fácil desbravar a sua própria cidade. Existem plataformas digitais, aplicativos, sites que dão dicas de roteiros e opções de lazer na cidade, tudo para que o turista monte o seu o próprio roteiro entrando em contato diretamente com esses equipamentos, para saber como funcionam e se seguem os protocolos de segurança. Contratando uma agência ou um hotel, acaba-se tendo um pouco mais de comodidade, mas é totalmente possível e simples montar a sua experiência por conta própria”, explica o professor.
Dentre as opções de staycation, o turista pode encontrar programas e passeios de turismo criativo – outra modalidade de viagem, que valoriza opções alternativas de uma cidade, fora dos circuitos turísticos tradicionais – como passeios de bicicleta e de barco, roteiros afetivos e culturais que podem revelar uma “outra cidade”, até então desconhecida.
Gostou? Compartilhe!
Tags: staycation turismo perto de mim onde ir perto de mim destinos perto de sp coisas para fazer perto de sp trilhas perto de sp cachoeiras perto de sp
Sobre o autor
Rogério
@rogeriogolob
Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.
Comentários
Seja o primeiro a comentar...
Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.