Cultura e Arte
Festival de Artes do Vale do Paraíba - Tributo a Elpídio dos Santos - acontece em 4 cidades.
Festival de Artes do Vale do Paraíba, em homenagem a Elpídio dos Santos, acontece nos dias 24, 25 e 31 de março e 01 de abril de 2018, em 4 cidades da região.
- Por Rogério
- Publicado em
- 0 comentário
- 7 min. de leitura
Festival de Artes do Vale do Paraíba - Tributo a Elpídio dos Santos - acontece em 4 cidades.
O 2º Festival de Artes do Vale do Paraíba, Tributo a Elpídio dos Santos, acontece nos dias 24, 25 e 31 de março e 01 de abril de 2018, respectivamente nas cidades de Cunha, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga e Taubaté, que fará o show de encerramento no Teatro Metrópole.
Elpídio dos Santos foi professor de música e autor de uma extensa obra com inúmeros sucessos gravados por artistas como Almir Sater e Sérgio Reis, Fafá de Belém, Vanuza, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira entre outros. Já no cinema, Elpídio era o compositor preferido de Amácio Mazzaropi, criando 25 trilhas para filmes do cineasta. Além disso, suas músicas fizeram parte da trilha sonora de algumas novelas de televisão, como, Cabocla e Rei do Gado, da Rede Globo.
Elpídio dos Santos completaria 100 anos em 2009 e para comemorar essa importante data, Negão dos Santos, seu filho, organizou uma grande festa por meio do instituto que leva o nome do pai. A primeira edição do festival ocorreu naquele ano, em São Luiz do Paraitinga, cidade natal do artista homenageado, e comemorou seu centenário de nascimento reunindo grandes nomes da música brasileira como Zé Geraldo, Nô Stopa, Chico Teixeira, entre outros.
Nesta segunda edição, serão realizadas diversas atividades e ações culturais que serão distribuídos entre as quatro cidades do interior paulista como espetáculos de dança, oficinas culturais, cortejos, vivências artísticas e shows, todas com o objetivo de contribuir com a preservação da obra e divulgação da diversidade regional do Vale do Paraíba e das expressões culturais fortemente defendidas por este grande artista.
A segunda edição do Festival conta novamente com a participação emblemática de Renato Teixeira, tão articulador quanto Elpídio, e também envolvido com múltiplas linguagens na esfera cultural brasileira.
Entre para o nosso grupo no Whatsapp
No grupo "Descubra o Vale do Paraíba" você tem acesso exclusivo a:
- Recomendações de hotéis e restaurantes.
- Ofertas exclusivas de serviços de guias locais e agências de turismo.
- Dicas de diversos passeios para fazer na região.
- Descubra eventos e festivais que vão acontecer e programe a sua viagem.
O cantor e compositor foi convidado a participar novamente por sua importância na cultura regional e também por ser referência quando o assunto é a música do campo e do interior do país. Renato canta o interior de São Paulo, e com belas canções como “Romaria” e “Frete”, divulga essa cultura até nos mais distantes rincões do país.
Entre os artistas e grupos que participarão dessa edição estão danças folclóricas com os grupos Jongo Crioulo Taubaté e Maracatu Baque do Vale, Benito Campos com a oficina de construção de cabeças gigantes de papel machê, Flavio Itajubá realizará oficinas de construção de instrumentos musicais com material reciclável e Moreno Overá trabalha o folclore regional usando seu talento para “contação“ de causos, além é claro, de muita música com Renato Teixeira, Grupo Paranga, Coletivo Música Taubateana e Chico Teixeira.
O projeto, idealizado pela In Totum Cultura Criativa, tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e ProAC Editais, a produção artística é da Carretel Arte e Música e a direção musical fica sob o comando de Negão dos Santos, filho de Elpídio, e João Oliveira.
Todas as atrações do festival serão gratuitas, para dar acesso a todos os públicos, e apresentarão os vários segmentos culturais com os quais Elpídio era comprometido e grande incentivador.
AGENDA
- 24/03 – Cunha/SP – Local: Praça da Matriz
- 09h - Oficina de Cabeças Gigantes de Papel Machê
- 11h - Maracatu Baque do Vale
- 14h - Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclado
- 15h - Viola, causo e prosa com Moreno Overá
- 17h - Jongo Crioulo Taubaté
- 20h - Grupo Paranga / Chico Teixeira
- 21h - Renato Teixeira / Coletivo Música Taubateana
- 25/03 – Santo Antônio do Pinhal / SP – Local: Praça do Artesão
- 09h - Oficina de Cabeças Gigantes de Papel Machê
- 10h - Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclado
- 11h - Maracatu Baque do Vale
- 14h - Viola, Causo e Prosa com Moreno Averá
- 15h - Jongo Crioulo Taubaté
- 15h30 - Grupo Paranga / Chico Teixeira
- 16h30 - Renato Teixeira / Coletivo Música Taubateana
- 31/03 – São Luiz do Paraitinga / SP
- 10h - Oficina de Cabeças Gigantes de Papel Machê
Local: Casa Oswaldo Cruz - 11h - Maracatu Baque do Vale
Local: Coreto Elpídio dos Santos - 14h - Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclado
Local: Casa Oswaldo Cruz - 15h - Viola, Causo e Prosa com Moreno Averá
Local: Centro Cultural - 17h - Jongo Crioulo Taubaté
Local: Largo das Mercês - 22h - Grupo Paranga / Chico Teixeira
Local: Coreto Elpídio dos Santos - 23h - Coletivo Música Taubateana / Renato Teixeira
Local: Coreto Elpídio dos Santos - 01/04 – Taubaté / SP – Local: Teatro Metrópole
- 20h - Show de Encerramento do Festival *
- Jongo Crioulo Taubaté
- Grupo Paranga
- Chico Teixeira
- Coletivo Música Taubateana
- Renato Teixeira
* show sujeito a lotação. Retirada de senha uma hora e meia antes do inicio do espetáculo
Venha participar e traga sua família!!!
Tags: festival cunha fetival de artes vale do paraiba elpidio dos santos vale do paraiba elpidio dos santos mazzaropi festival de artes cunha sp festival sao luiz do paraitinga teatro metropole taubate
Sobre o autor
Rogério
@rogeriogolob
Meu nome é Rogério Golob, sou criador do site Guia Vale do Paraíba. Sou apaixonado por natureza, fotografia e vídeos, e gosto de compartilhar minhas experiências e dicas dos lugares que visito. Minha missão com este projeto é inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares da região.
Comentários
Seja o primeiro a comentar...
Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.